O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas da Ribeira Grande, Açores, projetado por Menos é Mais Arquitectos + João Mendes Ribeiro, recebeu o Prêmio FAD de Arquitetura 2016. Os Prêmios FAD (Fomento de las Artes y del Diseño) foram entregues em uma cerimônia realizada em Barcelona e são considerados os prêmios mais importantes da arquitetura ibérica.
O projeto, uma recuperação de uma antiga fábrica de álcool e tabaco e também uma ampliação, resulta de uma parceria entre Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes, do atelier Menos é Mais (Porto), e João Mendes Ribeiro (Coimbra).
O júri destacou que “a cuidadosa forma de utilizar e conjugar os materiais contribui para a sútil alquimia que faz desta casa das artes um lugar acolhedor”. “A delicadeza, que não menospreza a forte identidade do complexo e do lugar, e a recuperação da arte de construir são algumas das questões que convém destacar de um projeto que devolve a presença do passado ao presente e ao futuro." O júri sublinha que se trata de um lugar longínquo – a cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel – onde se constrói “um pólo de criação e cultura, orientado para incentivar as residências artísticas nacionais e internacionais e a sua articulação com a comunidade”.
Segundo os arquitetos, o projeto " busca unir diferentes escalas e tempo de suas partes. É um projeto transdisciplinar cuja missão é divulgar, criar e produzir cultura emergente: um espaço de troca e de interface para as pessoas, conhecimento e eventos."
Saiba mais sobre o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, a seguir.
Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas / Menos é Mais Arquitectos + João Mendes Ribeiro